Eletroencefalograma em vigília

Indicações: diagnóstico e monitorização da epilepsia, diagnóstico e monitorização das encefalopatias, investigação de déficit de memória e mau rendimento escolar

Preparo: somente limpeza rotineira dos cabelos secando-os completamente. Os cabelos devem estar desengordurados e secos antes do exame. Não é necessário dormir durante o exame, logo não há necessidade de restrição do sono.

Eletroencefalograma em sono e vigília

Preparo: somente limpeza rotineira dos cabelos secando-os completamente. Os cabelos devem estar desengordurados e secos antes do exame. É necessário dormir durante o exame, logo há necessidade de restrição do sono, ou seja, o paciente deve ser acordado às 4 horas da madrugada na noite anterior ao exame, e manter-se alerta até o momento e durante a realização do mesmo.

Mapeamento Cerebral

Indicações: diagnóstico e monitorização da epilepsia, localização do foco da epilepsia, diagnóstico e monitorização das encefalopatias, investigação de déficit de memória e mau rendimento escolar, auxílio no diagnóstico das demências.

Potencial Evocado Visual – Padrão Reverso

Indicações: diagnóstico e monitorização das doenças do nervo óptico, incluindo a esclerose múltipla, a neuromielite óptica, as doenças compressivas do nervo, bem como as doenças tóxico-metabólicas e degenerativas.

Preparo: somente limpeza rotineira dos cabelos secando-os completamente. Os cabelos devem estar desengordurados e secos antes do exame. Não é necessário dormir durante o exame, logo não há necessidade de restrição do sono, caso use óculos ou lentes de contato, trazer no dia do exame.

Potencial Evocado Visual – Flash

Eletrorretinograma

Indicação: auxílio diagnóstico nas doenças retinianas como causa de redução de acuidade visual.

Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral

Indicações: avaliação do limiar auditivo em crianças e avaliação da integridade funcional do nervo auditivo e/ou das vias auditivas no tronco cerebral.

Preparo: somente limpeza rotineira dos cabelos secando-os completamente. Os cabelos devem estar desengordurados e secos antes do exame. Não é necessário dormir durante o exame, logo não há necessidade de restrição do sono, caso use óculos ou lentes de contato, trazer no dia do exame.

Potencial Evocado Somato-sensitivo de Membros Superiores e de membros Inferiores

Indicações: avaliação da integridade funcional da via sensitiva intramedular até o córtex parietal. útil na avaliação diagnóstica de esclerose múltipla, mielites e demais mielopatias.

Potencial Evocado Cognitivo – P300

Indicações: auxílio diagnóstico nos problemas de aprendizado e de desempenho intelectual, mais precisamente no diagnóstico de tdah (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).

Eletrocardiograma digital para diagnóstico não-invasivo de neuropatia autonômica